» » » » » Iniciante: Criei meu blog e agora?

Este é um post da série de postagens Iniciante.

Acabou de criar seu blog e não sabe o que fazer? Relaxe, é bem fácil. Seu blog precisa de Gadgets.
A estrutura do seu blog, além do código html, é formada por um conjunto de gadgets que darão forma ao blog, sendo elementos próprios do local onde criou o blog (blogger, worpress, etc) ou você mesmo pode criar um personalizado através do gadget que insere código HTML.

Perceba que clicando na aba Design abaixo você terá 3 opções:
- Elementos de pàginas: Nesta aba você poderá modificar as posições e inserir gadgets, bem como pode editar a quantidade de postagens que aparecerá por página, botões de redes sociais, etc.

- Editar HTML: Aqui você poderá editar todo o código HTML do seu blog, e também inserir novos templates personalizados através de arquivos do tipo .xml.

- Designer do Modelo: Nesta área você poderá personalizar todo o seu blog do jeito que quiser, editando fontes, títulos, cores, planos de fundo e muito mais.

Estas três áreas são as principais, principalmente a Elementos de Páginas, pois é ali que você insere seus gadgets e os modifica ao longo da evolução do blog.

Os gadgets como disse acima são estruturas que dão forma ao seu blog, como:
- postagens populares
- calendário
- janela curtir do facebook
- enquetes
- botões personalizados
- listas de links
- páginas do blog entre tantos outros.

Sendo assim, você deverá adicionar alguns desses gadgets que são fundamentais para todos os blogs, porém alguns serão necessários que você procure na internet ou poderá encontrar vários modelos padrões no painel de gadgets do blogger. Vamos então inserir os gadgets principais, que são:
- Postagens populares
- Seguidores
- Marcadores
- Páginas do Blog
- Pesquisar no blog

Acesse a aba Design > Elementos de Páginas, Clique em qualquer campo escrito "Adicionar um Gadget", escolha Postagens Populares, conforme a figura abaixo:

Feito isso abrirá uma janela para você configurar o que deseja que apareça no resumo das postagens populares, se vai querer um pequeno resumo do conteúdo, uma imagem, o período das postagens se é da ultima semana ou do ultimo mês, etc. Veja abaixo:

Você pode editar o título, colocar "Mais visualizados, Mais Vistos, Veja Também", enfim, use sua criatividade. Marcar a opção Snippet significa que você deseja ver parte do conteúdo do post em destaque. E você pode escolher quantos postagens populares deverão aparecer, mas eu recomendo 5 no máximo.

Feito isso, você deve ainda adicionar os outros gadgets citados acima, nenhum precisa de configurações específicas, você verá e entenderá facilmente. Depois que adicionou todos, visualize seu blog e veja onde quer que cada um fique, movimente os gadgets simplesmente arrastando-os para o local que deseja, através da aba "Elementos de Páginas", coloque eles na posição que desejar.

Para o gadget Páginas, você pode adicioná-lo abaixo do cabeçalho, para que as páginas fiquem em formatos de botões, horizontalmente, pois se deixar na lateral do blog as páginas ficam uma abaixo da outra, sem efeito de botão.

Para o gadget de Pesquisas, deixe-o mais acima possível, para que o visitante possa rapidamente buscar outras informações. Juntamente acima, deverão ficar os "Marcadores" que nada mais é do que a classificação de seu conteúdo, como por exemplo o meu gadget marcadores aqui ao lado, com as categorias "Imagem Folheados, Dicas, entre outras". Você escolhe a forma de como os marcadores aparecem, podendo ser assim como o meu (em forma de cloud) ou em formato de lista.

O restante dos gadgets você coloca onde mais lhe agradar, desde que não fique exagerado e prejudique  o conteúdo da postagem.

Espero que tenha gostado deste tutorial.
Qualquer dúvida, comente abaixo!

-----
Ganhe dinheiro com seu blog



About Guellity Marcel

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply