» » » » Criando um feed no Feedburner - Atualizações por email


Existem várias ferramentas fundamentais nos blogs de sucesso, dentre elas, se destaca a “assinatura por email” através de um serviço de feed. Com esta ferramenta, seu leitor deixa o email dele e se cadastra para receber tudo que você postar, no email dele. 

Esta ferramenta é muito importante porque garante que sua notícia chegue ao seu leitor sem que o mesmo acesse seu blog, e o melhor é que o leitor que quis receber suas notícias, ou seja, ele gosta do seu blog! Vamos então ao tutorial. Vamos utilizar o serviço de feed do Feedburner, do google. 

Acesse a aba Configurações > Site Feed. Perceba que há um campo “URL de redirecionamento” e lá que vamos inserir o endereço do seu feed. Para isso, clique em Feedburner no link na descrição desse campo ao lado, abrirá a página para fazer login no Feedburner, use os dados da sua conta no blogger.


Depois de logar, você deverá inserir o endereço de seu blog no espaço em branco e clicar em Next/Próximo. 


Feito isso, irá abrir uma segunda janela para confirmar o endereço de seu feed, marque então a primeira opção "Atom:".


Clique em próximo/next e agora nomeie o seu feed com o nome do seu blog, conforme o exemplo abaixo.
No meu caso ficou "http://feeds.feedburner.com/afilia-web". Pronto, feito isso seu endereço de feed foi criado e agora você deve ativar as suas principais funções. Vamos começar clicando na aba Publicize, em seguida iremos ativar o Feedacount, Email Subscription e Pingshot. Clicando em cada um dos três nomes citados, você encontrará no final da página um botão "Ativar/Activate", então ative os três e pronto. Note que está com coloração vermelha de fundo, mas quando ativar deverá ficar na cor verde. Clique nas imagens abaixo para ver mais detalhes.
Ativando o Pingshot 

Ativando o Email Subscription

Ativando o Feedcount

Note que em meus exemplos eles já estão ativados, o seu também deverá ficar assim. Vamos agora personalizar este feed, pois quando a pessoa colocar o email dela, automaticamente receberá um email para que confirme o cadastro no site, e este email está em inglês, vamos personalizá-lo então! Clique na aba Publicize > Email Subscriptions > Communication Preferences. Aqui é onde você encontra a mensagem padrão do Feedburner para enviar o link de confirmação de assinatura ao seu leitor. 

Vamos personalizá-la começando por seu endereço de email no campo "Email From Adress" (2). Em seguida vamos padronizar a mensagem que chegará ao assinante. Coloque no campo "Confirmation Email Subject" o assunto do email que falando sobre a confirmação do seu feed, seja criativo. Agora, a parte principal, o corpo da mensagem (3), faça uma introdução, se quiser pode até copiar o que eu escrevi na minha mensagem (clique na imagem abaixo para ver), mas não delete o ${confirmlink}, pois é ai que o seu assinante vai clicar para confirmar.
Não se esqueça que o código ${confirmlink} não pode ser removido ou alterado. Deixe sua mensagem mais ou menos assim:

Olá! Recentemente você solicitou para receber atualizações do blog Afilia Web.
Para confirmar o cadastro e receber nossas atualizações em seu email, por favor, clique no link abaixo:
${confirmlink}
Obrigado por seguir o Blog!
Att,
Guellity Marcel

Agora, ainda em "Email Subscriptions" clique abaixo dele, em "Email Branding" e no primeiro campo personalize conforme achar adequado, mas seja breve.


Agora vamos inserí-lo em seu blog, através de um gadget padrão do blogger. No topo da página tem a opção "Edit Feed Details..." (1) clique nela. Em seguida abrirá uma janela com os endereços do seu feed (2), veja que na ultima opção "Feed Address" o endereço vai estar assim: http://feeds.feedburner.com/ nome do seu feed. Copie este endereço (verde), vá na aba Configurações > Site Feed e o insira na opção "URL de redirecionamento do Feed" e depois da / barra adicione o nome do seu feed, conforme aparece no painel da foto abaixo depois do link que copiou.

Ok, clique em Salvar Configurações após inserir o endereço do seu feed e pronto! Agora seu blog está apto para que seus leitores possam receber suas postagens diretamente no email. Porém você não tem o local próprio para que os leitores deixem seus emails e assinem, então vamos criá-lo agora.

Novamente acessando "Email Subscriptions" clique em "Subscriptions management". Marque a opção de lingua portuguesa (1). Depois marque a opção Blogger (2), e então copie todo o código contido na caixa (3).


Agora, vá na aba Design > Elementos de Páginas > Criar novo Gadget > HTML/Javascript e cole o texto dentro desse gadget. Coloque como título do gadget algo mais ou menos assim "Deixe seu email e receba atualizações, Receba nossas atualizações", enfim, desde que passe a mensagem, que é para o leitor deixar o email e receber as noticias de seu blog no email dele.

É isso. Espero que tenham gostado!

Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site

About Guellity Marcel

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply